- JUSTIFICATIVA
O
contato com a poesia sempre esteve presente em nossas vidas, seja nas
cantigas de roda, nas parlendas, nos trava-línguas ou nas adivinhas
da nossa infância. Também esteve presente nos bilhetinhos, frases
de amor, nas agendas ou músicas que ouvimos na adolescência. Para
muitos de nós a poesia se perde com o passar dos anos e alguns
culpam a escola por essa perda.
Acreditamos,
porém, que a escola pode e deve ser um lugar onde a aproximação
com a poesia aconteça concretamente, permitindo ao aluno, conhecer
autores e estilos, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a
essência do poético, através de atividades que permitam uma
compreensão maior da linguagem poética e lhe dê condições para
que ensaie seus próprios passos em poesia.
O
Projeto “A Poesia Fora
da Estante” trabalhará
e desenvolverá as quatro habilidades comunicativas nos educandos
através de poemas. Consequentemente serão realizadas pelos mesmos,
atividades de pesquisas, análise, interpretação, exposição de
ideias, composições, reescrita e reestruturação, atividades essas
nas quais o aluno poderá expor suas emoções através dos recursos
tão expressivos da linguagem poética.
Ao
propormos o projeto temos também à intenção de criar nos alunos
uma familiaridade com a poesia, de modo que eles pudessem
relacioná-la com as diferentes linguagens das demais disciplinas
componentes do currículo e que pudessem também reconhecê-la e
vivenciá-la como linguagem nas situações mais cotidianas.
- OBJETIVO GERAL
Familiarizar
o aluno com a poesia, através do conhecimento dos poetas de sua
Terra para que tenham prazer em ler e ouvir poemas e, sobretudo, para
que se sintam motivados a expor suas emoções, criar e brincar com
as palavras, deixando dessa maneira sua imaginação fruir.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Investigar e resgatar a história dos poetas são-borjenses motivados
pelo objetivo de enriquecer o estudo sobre a produção literária
local;
-
Pesquisar vida e obra dos poetas de São Borja;
-
Divulgar os trabalhos pesquisados e expô-los em lojas, entidades,
praças, escolas e meios de transportes do município, bem como
buscar alternativas sugeridas pela escola;
- Expor os trabalhos realizados na Feira do Livro do município;
- Participar e auxiliar na organização do evento em homenagem aos poetas na Feira do Livro;
- Valorizar os resultados do trabalho individual e coletivo, celebrando o sucesso alcançado;
- Publicar as atividades desenvolvidas no Blog A Poesia Fora da Estante, criado pela Secretaria Municipal de Educação e compartilhado com as escolas.
- METODOLOGIA
A
emoção se manifesta em cada ser humano de forma diferente.
Jorge Luis Borges ao
refletir sobre o enigma da poesia, diz, citando o bispo de Berkeley,
que uma maçã, ao ser degustada, tem o seu gosto não em si mesma,
nem na boca que a come. É preciso o contato entre elas. O mesmo
ocorre com o livro em uma biblioteca. Em si ele é um objeto físico
num mundo de objetos físicos, mas quando aparece o leitor certo, as
palavras, ou antes, a poesia que há nelas, “saltam para a vida e
temos a ressurreição da palavra.” O escritor argentino afirma
ainda que a poesia é antes e acima de tudo “uma paixão e um
prazer” e que não podemos defini–la, tal como não conseguimos
definir o gosto do café, da cor vermelha, do pôr–do–sol.
O
Projeto A Poesia Fora da Estante fundamenta–se nessa intenção
borgiana de “ressuscitar a palavra poética”, retirando–a da
estante e permitindo que ela “salte para a vida”, ainda que o
ponto de partida inicial esteja restrito ao ambiente escolar. E o
entendimento da poesia como paixão e prazer não é no sentido de
absorver um texto palatável, do ler por ler, mas no sentido de que,
quanto mais o aluno se apropria do texto poético, participando como
coautor na construção do seu significado, mais rica será a
experiência estética e melhor ele promoverá o exercício crítico,
criativo e expressivo da linguagem.
As
atividades desenvolvidas Projeto
A Poesia Fora da Estante
visam aproximar dos alunos o Poeta e suas obras editadas, dessa
maneira os mesmos desenvolverão uma observação mais apurada dos
elementos com os quais as palavras se entrelaçam em uma poesia,
oportunizando o acesso à linguagem poética e expressando suas
emoções ao descrever o que o poeta transmite na sua obra.
Além
disso, o Projeto proposto também dará condições ao educando,
através das habilidades desenvolvidas de ampliar sua capacidade
comunicativa e sua inserção no espaço em que vive, tornando-o um
aluno mais motivado, mais participativo e mais questionador,
ampliando suas possibilidades de aprendizagem.
O
projeto “A Poesia fora
da Estante” será
desenvolvido nas seguintes etapas:
1ª
FASE
1ª
Etapa:
O
Projeto será apresentado para as Escolas Municipais de Ensino
Fundamental em reunião realizada com bibliotecárias, agentes de
biblioteca, supervisora pedagógica e Secretaria Municipal de
Educação. Será escolhido por cada Escola um poeta para que possa
iniciar a pesquisa sobre a bibliografia e biografia do mesmo.
A
Escola decidirá com os alunos a forma e onde irão divulgar seus
trabalhos. Após o consenso deverão informar a SMEd via documento
oficial sua decisão.
2ª
Etapa:
Conversar com os alunos sobre poesia, procurar saber se conhecem
alguns poetas da cidade, se conhecem poesias, se gostam ou não e por
quê.
Desafiá-los
a compreender que a poesia está presente nas atividades mais
cotidianas, no sentido de não marginalizá-la no âmbito escolar
aproximando dessa maneira o aluno leitor da poesia.
3ª
Etapa:
Apresentar
o A
Projeto Poesia Fora da
Estante aos alunos, bem
como o autor escolhido para sua Escola ressaltando a importância de
conhecer e ser capaz de apreciar poesias, encontrar entre eles
(alunos), algum que já tenha memorizado e saber qual a sua
preferida, mostrar credibilidade no potencial e na capacidade de
cada um, de forma a trabalharem intensamente, produzindo e
aprendendo. Propor que participem das atividades e mostrem o que
sabem de maneira criativa e responsável.
2ª
FASE
4ª
Etapa:
O
Poeta, ou um familiar, será convidado pela Escola via documento
oficial, que também deverá ser encaminhado a Secretaria Municipal
de Educação - SMEd- para conhecer o resultado do trabalho
realizado. Essa divulgação dos resultados será denominada “Um
Cafezinho com o Autor”.
5ª
Etapa:
A
culminância do Projeto será uma mostra dos trabalhos realizada e
um evento que terá participação dos poetas homenageados, “Encontro
com o Poeta”, na Feira do Livro 2013, que será realizada no início
do mês de outubro do corrente ano, na Praça XV de Novembro, no
estande da SMEd. Fica sob responsabilidade de cada escola o contato
com o poeta para convidá-lo para o evento na Feira do Livro. A data
e o horário serão comunicados pela SMEd com antecedência.
6ª
Etapa: Publicação dos
resultados obtidos em blog criado pela Secretaria Municipal de
Educação e Cultura.
Oficina
de Blogs: dia 11 de junho – 8h30min – EMEF Neith Aragon Motta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário!